O Diabetes Gestacional é a alteração da glicemia de qualquer grau, detectada pela primeira vez durante a gravidez. É uma alteração metabólica frequente nesse período devido mudanças no metabolismo dos carboidratos a partir da ação de hormônios da gestação, que levam a uma maior resistência insulínica (estado diabetogênico). Mulheres com predisposição para desenvolver o diabetes tipo 2 (hereditariedade, sobrepeso) podem permanecer com diabetes após o nascimento do bebê.
No caso do diabetes pré-gestacional (diabetes tipo 1 ou tipo 2) a gestação é considerada de alto risco, devendo ser acompanhada ainda mais de perto pela equipe de saúde.
O controle glicêmico pré-gestacional é imprescindível para evitar malformações fetais e abortamentos. Durante a gestação, continua sendo imprescindível para evitar macrossomia e outras complicações associadas ao estado hiperglicêmico. Hipoglicemias também podem ser um grande desafio nesse período, já que náuseas e vômitos são mais frequentes.
Também é importante observar alterações renais, já que a gestação implica num aumento de proteinúria (perda de proteína na urina) pela maior síntese proteica, aumento de pressão arterial, aumento do colesterol, devido utilização maior dos lipídios como fonte de energia para a mãe (preservando glicose para o feto) e o aumento da vascularização pode implicar também num aumento do risco para retinopatia diabética.
Essas e outras alterações são comuns durante à gestação, mas devem ser observadas com mais critério em mulheres com diabetes e complicações prévias.
Falando mais especificamente sobre a nutrição, a taxa metabólica basal pode aumentar até 20% a partir do terceiro trimestre de gestação e portanto há um maior requerimento tanto de macro quanto de micronutrientes (vitaminas e minerais), sendo importante a suplementação de ácido fólico para prevenir defeito no tubo neural e investigação de deficiências nutricionais diversas com suplementação, quando necessário. Uma dieta balanceada interfere diretamente no ganho de peso e desenvolvimento fetal, no controle glicêmico, dislipidêmico e na prevenção de ganho de peso excessivo.
Carolina Macedo
Nutricionista e Educadora em Diabetes
CRN 29096