Mel: uma opção para substituir o açúcar?

Se o seu objetivo for emagrecimento ou controle glicêmico, a resposta é NÃO!


Não é incomum ver essa substituição quando o intuito é melhorar a qualidade de vida utilizando produtos mais naturais/menos processados. É ainda mais comum ver essa substituição quando o intuito é deixar de utilizar adoçantes artificiais.


Mas vamos às comparações práticas:1 colher de sopa rasa de mel têm cerca de 17g de carboidratos, de rápida absorção na corrente sanguínea. O açúcar, numa colher de sopa rasa (equivalente a três saches de açúcar), tem 15g de carboidratos, também de rápida absorção. Portanto acrescentar o mel às preparações assim como manter o açúcar, aumentará seu consumo calórico e, se você tiver diabetes, aumentará sua glicemia rapidamente (ambos são opções eficientes para correção de hipoglicemia).

O adoçante artificial têm a vantagem de ser menos calórico e refletir menos na glicose sanguínea, porém sempre houveram polêmicas sobre sua segurança à longo prazo.


E qual seria a solução? O ideal é ter prazer com o alimento in natura, reduzindo as quantidades de adoçantes (naturais ou artificiais), de forma geral.


Se quiser manter o mel como opção, atenção às quantidades. Converse com seu nutricionista para ajustes ou substituições! 😉


Carolina de Souza Silva Macedo
Nutricionista e Educadora em Diabetes
CRN 29096



Comments
* The email will not be published on the website.