Você está extrapolando na gordura saturada?

Dia desses eu estava lendo uns rótulos no mercado e fiquei um pouco indignada com um produto em especial, lançamento de uma marca conhecida.


Sempre reforço com os meus pacientes sobre a importância das fibras na nossa dieta, considerando saciedade, menor pico glicêmico, saúde intestinal, redução do colesterol ruim, maior disponibilidade de vitaminas e minerais, e por aí vai. A indústria alimentícia reconhecendo um nicho de consumidores que são ou estão se tornando mais criteriosos com os alimentos que consomem estão realmente colocando farinha integral como primeiro ingrediente na lista de ingredientes. Um ponto positivo! Mas precisamos observar a composição desses alimentos como um todo e o que me surpreendeu foi a quantidade de gordura saturada numa porção desde alimento.


O consumo de gordura saturada, presente principalmente nos alimentos de origem animal como carnes, leite integral, queijos, manteiga e banha de porco aumenta o risco para doenças cardiovasculares e atualmente está presente em todo e qualquer tipo de alimento industrializado.   Pra você ter uma ideia, a recomendação máxima de gordura saturada num dia é <6% do valor energético total e a quantidade de gordura saturada desses 3 biscoitos (cookies) correspondia a 18% da gordura total de um adulto saudável com consumo médio de 2000kcal/dia.


Nós estamos de fato extrapolando o limite diariamente e o pior, acreditando estarmos optando por alimentos melhores nas prateleiras dos supermercados.


Ta aí mais um motivo pra justificar não acrescentar banha de porco nas preparações porque nossos avós consumiam isso e eram saudáveis. Como era o estilo de vida deles? Eles tinham à disposição a variedade que temos hoje de biscoitos, salgadinhos, comidas congeladas e tudo mais? Eles eram mais ou menos ativos?


Pensem nisso!

Carolina de Souza Silva Macedo

Nutricionista e Educadora em Diabetes

CRN 29096



Comments
* The email will not be published on the website.